domingo, 13 de setembro de 2015

Fique Onde Está e Então Corra - John Boyne

             Até hoje não sei como descrever exatamente este livro. Ao começar pela capa. A primeira vista, pareceu algo bonito e que chama a atenção por ter um ar infantil, mas, honestamente, não me passava a confiança de que era algo que poderia gostar. Mas como dizem para nunca julgar um livro pela capa, deixei os preconceitos de lado e fui ler. Até então não havia relacionado quem era o autor (sorry!), o que só fui fazer lá para o meio do livro, e que me deu mais vontade ainda de continuar. (Não mencionei, mas eu ganhei o livro em uma cortesia, então justifica – nem tanto – minha ignorância. A propósito, obrigado Skoob).
                Então, dito isso, vamos ao que achei do livro. Se me pedissem para dar minha opinião em apenas uma palavra, não saberia qual escolher. O livro conta a história de Alfie, um garoto de cinco anos que mora em uma cidade londrina e assiste seu pai partir para lutar na primeira grande guerra. Pela primeira vez, deparei-me com um livro que aborda o tema da 1° Guerra Mundial de uma forma não tão pesada. Claro que existe sim o drama, ver uma criança crescer sem saber qual a real situação do pai e tendo que trabalhar em uma estação de trem para conseguir mais dinheiro. Mas não é retratado da mesma forma que outros livros. Lembro que quando li outros livros que abordavam o mesmo temas, eu sentia uma grande antipatia pelos líderes da guerra, em alguns momentos eu tinha vontade de jogar o livro na parede pois não aguentava mais sentir o que os personagens sentiam. E nesse livro, o que mais prevaleceu foi a admiração pelo Alfie, por sua força e por sua determinação em querer resgatar o pai.
                Como disse,achei uma leitura tranquila, levando em consideração o tema. É um livro pequeno, dá para ser lido bem rápido. Narrado em terceira pessoa, mostrando sempre o ponto de vista de Alfie. 
(ISTO É APENAS UM COMENTÁRIO, MAS NÃO LEIAM SE TIVEREM MEDOS DE POSSÍVEIS SPOILERS) O que deixou meu coração um pouco apertado foi o final, isso porque tenho a mania de imaginar como seria depois das últimas páginas e as expectativas são não muito promissoras. (Juro que isso não é spoiler, são apenas devaneios da minha cabeça, afinal depois da Primeira Guerra, veio a Segunda.)

Enfim, é um livro maravilhoso, que recomendo com toda a certeza para todos que quiserem uma nova perspectiva de um assunto tão conhecido. 

Por: Neilly Lucy

0 comentários:

Postar um comentário