domingo, 15 de janeiro de 2017

[Resenha] O Mundo de Sofia - Jostein Gaarder

Sinopse: Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões-postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo. Os postais são enviados do Líbano, por um major desconhecido, para uma certa Hilde Møller Knag, garota a quem Sofia também não conhece.
O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste romance fascinante, que vem conquistando milhões de leitores em todos os países e já vendeu mais de 1 milhão de exemplares só no Brasil. De capítulo em capítulo, de “lição” em “lição”, o leitor é convidado a percorrer toda a história da filosofia ocidental, ao mesmo tempo que se vê envolvido por um thriller que toma um rumo surpreendente.

Helloo People!!
Como estão? 

Desde não sei quanto tempo escuto pessoas falando sobre "O Mundo de Sofia", como é quase um clássico, daqueles livros que todos devem ler antes de morrer... Mas admito que tinha uma ideia completamente diferente sobre do que se tratava.

Sofia vai fazer quinze anos e começa a receber alguns cartões postais endereçados a Hilde, que também vai fazer quinze no mesmo dia de seu aniversário. E além dos postais, ela começa a receber bilhetes com perguntas para serem refletidas e assim inicia um curso de filosofia. Com o decorrer do livro vamos desvendando o mistério por trás dos postais, quem é Hilde e também sobre o misterioso professor/filósofo.

O livro parece na verdade um grande curso de filosofia e confesso que algumas partes chegaram a ser cansativas para mim. Eram páginas e páginas discorrendo sobre os filósofos que existiram, enquanto eu imaginava que seria sobre uma garota que começa a questionar sobre tudo ao seu redor. E embora ela faça isso, parece mais um livro didático do que sobre reflexão.

Ele é narrado em terceira pessoa, com uma linguagem que não chamaria de complicada, mas lenta. Para mim a leitura fluía muito mais quando a Sofia estava apenas refletindo sobre algumas coisas, ou quando era em relação ao mistério de quem é Hilde, do que quando se tratava sobre filosofia em si.  

Se você se interessa pelo tema, gosta de história, de filosofia e quer conhecer mais sobre os filósofos que tiveram mais influência no mundo, este livro é uma ótima pedida. Caso contrário, ele pode ser um pouco enfadonho.

Alguém aí já leu? O que achou?

Beijos, 
Por: Neilly Lucy



0 comentários:

Postar um comentário