quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

O Doador de memórias

         Sabe quando você quer ter o prazer de apreciar uma boa leitura, entretanto não está com muito tempo então um livro cuja a leitura seja rápida seria perfeito ? Então lhe apresento "O Doador de memórias", no qual tem uma história bem envolvente e é bem fino ( tem apenas 186 páginas), é possível lê-lo em apenas um dia e deixar um gostinho de quero mais.
          O livro conta sobre a vida de Jonas, um garoto que acaba de fazer 12 anos e vive numa comunidade onde aparentemente a vida é perfeita, pois não há problemas como fome, guerra, pobreza e até mesmo não há sentimentos (amor, solidão, compaixão, dor,...), não há escolhas, eles vão apenas levando a vida como se estivesse tudo bem, até porque eles acreditam que está tudo bem, vivendo sempre na "mesmice" (palavras de um dos personagens). 
         Ao realizar a cerimonia dos 12 anos, todos nesta idade recebem uma atribuição ( como se já escolhessem por você qual profissão irá exercer ) e Jonas foi escolhido para receber uma grande honra: ser o recebedor de memórias. Isso significa ser responsável por todas as memórias, lembranças, todo o conhecimento do passado que não está mais ao alcance da sociedade, começando a ver e a ouvir além. Ao ter contato com sentimentos reais, faz com que ele mude totalmente sua forma de pensar/sua visão de mundo e isso também faz com que ele queira mudar a ordem das coisas.
      Conforme vai lendo, você junto a Jonas vai refletindo a real importância das coisas, a necessidade de te-las e poder senti-las e pode mudar até mesmo o seu jeito de ver o mundo, pois quem sabe você também não consegue ver além ? 
            O livro foi adaptado para o cinema m 2014 e devo dizer que o filme não é 100% fiel ao livro (eles incluíram cenas que não existem, trocaram as atribuições de alguns personagens, além de dizer que o Jonas tem apenas 12 anos no livro né) , mas há muitos pontos de convergência que fazem valer a pena assisti-lo.  

Por Júlia Bueno.
           

0 comentários:

Postar um comentário