quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Para Ler Nas Férias

                Agora que começaram as férias, muita gente não deve estar querendo saber de livros, muito menos livros que normalmente te cobrariam durante sua vida escolar. Outro dia estava conversando e tive a ideia de montar essa lista com meus livros favoritos lidos durante o Ensino Médio. Se você ainda não passou por essa fase, já pode começar a se familiarizar com algumas obras; e se já passou, é bom para matar a saudade e quem sabe reler algum.

Capitães da Areia - Jorge Amado
Nesse livro conhecemos a estória de um grupo de meninos marginalizados, que vivem em um trapiche em Salvador. Vamos acompanhando suas atitudes criminosas como também os anseios  pelos quais toda a criança passa. Conhecemos a personalidade de cada um dos integrantes do bando e como isso vai afetar seus futuros no decorrer da narrativa. Eu tenho um grande amor por esse livro, pois foi o primeiro que li quando entrei no Ensino Médio e logo de cara me apaixonei, pela estória, pelos personagens, pela narrativa. Fez eu me tornar uma  grande admiradora de Jorge Amado.






Senhora - José de Alencar
Duas coisas que aprendi com esse livro, nunca despreze o amor em favor do dinheiro. E desde muito tempo já eram relatadas formas representando a mulher como uma figura forte. Aurélia era uma garota pobre, órfã de pai, que se apaixona por Fernando. Este por lado termina o relacionamento e decide se casar com Adelaide devido ao dote que iria receber. Algum tempo depois, Aurélia também perde a mãe, mas recebe uma herança de seu avó, e então decide oferecer um dote maior por Fernando, através de seu tutor, com a condição de que ele não possa saber quem é a noiva até as vésperas do casamento. Quando Fernando descobre com quem vai se casar, de início fica feliz, por causa de seus sentimentos por Aurélia, mas com o tempo vamos descobrindo que esta união não será assim tão fácil.   






O Crime do Padre Amaro - Eça de Queiroz
Para muitos considerado um livro, no mínimo, chocante, para mim foi um gerador de várias indagações. O relato sobre o romance de um padre e todas as suas atitudes para que consiga estar com Amélia, a garota em quem está interessado, até hoje gera muitas discussões. Vemos uma clara crítica não somente ao padre Amaro, mas a todo o clero, cheio de distorções e ambiguidades.














Dom Casmurro - Machado de Assis

Todo mundo, se não conhece, pelo menos já ouviu falar em Bentinho e Capitu. Uma história de um amor de infância, rodeado por devoção, ciúmes e uma certa manipulação. A estória, que retrata a vida de Bentinho e todos os seus momentos com sua amada, é narrada pelo mesmo, já com seus muitos anos de idade, quando passou a ser conhecido por Dom Casmurro por ter se tornado uma pessoa "azeda" e antissocial.
Anos se passaram desde que a obra foi escrita e até hoje persiste a grande dúvida: Será que Capitu traiu Bentinho?










A Hora da Estrela - Clarice Lispector

Das pessoas que conheço, não foram muitos que se atraíram por essa estória como eu. A narrativa sobre a vida de Macabéa, uma nordestina que trabalha como datilógrafa no Rio de Janeiro, para mim foi realmente fascinante. Macabéa, com sua total falta de jeito, seus modos considerados até anti-higiênicos e sua completa incapacidade de se comunicar com as pessoas geraram uma análise do ser humano que nunca tinha pensado em fazer antes.












               Por: Neilly Lucy

0 comentários:

Postar um comentário