segunda-feira, 1 de maio de 2017

A Saga Divergente - Veronica Roth



Hellooo People
Como estão?

Vamos conversar sobre a Saga Divergente?

Eu sei, já faz muito tempo que lançaram o último livro. Os filmes se mostraram um fiasco, a ponto de cancelarem a última parte. Há boatos de que pretendem transformar numa série de TV, na qual os atores principais provavelmente não estarão... Vocês também provavelmente já devem ter recebidos todos os spoilers possíveis, mas eu prometo que não darei nenhum aqui, porque vai que alguém ainda não sabe.

Primeiramente, preciso esclarecer que isso não será uma resenha, afinal já faz muito tempo que li os primeiros livros e precisaria de mais detalhes para classificar assim, será apenas eu exibindo minhas opiniões sobre o que li e vi nos últimos anos.

A saga é composta de 4 livros, Divergente, Insurgente, Convergente e Quatro (que é um livro de contos), e vai contar a história de uma sociedade distópica, em que no futuro, a cidade de Chicago está dividida em 5 facções – Amizade, Franqueza, Erudição, Abnegação e Audácia – sendo que cada uma presa uma virtude. Todos os jovens, ao completarem 16 anos devem fazer os testes de aptidão e escolher a qual facção querem (ou estão propensos a) fazer parte. Nos livros, vamos acompanhar a história de Tris, uma garota que se transferiu da Abnegação para a Audácia, mas que tem um enorme alvo sobre sua cabeça e perseguidores as suas costas, por ser aquilo que chamam de Divergente, alguém com aptidão para mais de uma facção.

Então, comecei a ler Divergente uns meses antes de estrear o primeiro filme. Lembro que gostei bastante do livro e quando fui assistir ao filme senti que poderia ter potencial para uma grande franquia. Claro, existiam as divergências em relação ao livro, não gostei como alguns personagens foram retratados, mas nada que não pudesse ignorar.

E a seguir veio o livro 2  - Insurgente - e, Senhor, como achei chato. Era uma leitura arrastada, parecia que nunca saia do lugar. Tive a sensação de que foi um livro para tratar os conflitos internos da Tris, e não para continuar a história em si. Mas tudo bem. Não sei porquê, mas sempre tenho a sensação de que livros de transição são mais lentos – ocorreu o mesmo com Em Chamas (sem querer comparar) e outros livros -. O que me deixou irritada de verdade foi descobrir, quando assisti a Insurgente, que mudaram totalmente a história. Sei que o segundo livro não foi lá aquelas coisas, mas mudar tanto me pareceu loucura. O ápice do livro, que era a chave para a ligação com o último, foi completamente modificado. E foi aí que desisti dos filmes.


No entanto, como somos brasileiros e não desistimos nunca, lá fui ler o terceiro volume, afinal minha grande decepção eram os filmes. E Convergente até seria um bom livro, na verdade ele foi sim, até certo ponto. O problema foi que a autora inventou um Plot Twist e quando me dei conta, estava lendo uma história completamente diferente da que iniciou lá em Divergente (pelo menos essa foi a minha sensação). Ela criou praticamente um novo contexto inteiro, começou a colocar umas ideias de dano genético e etc. E estava eu mais uma vez decepcionada.

(Imagino o quão encorajador esteja este post kkk)

Chegando ao final, temos Quatro, o livrinho de contos que conta um pouco da vida de Tobias durante sua iniciação e seus primeiros anos na Audácia. É um bom livro, curtinho, cumpre a proposta para qual foi criado, que é apenas mostrar algumas situações do ponto de vista de Quatro, entender sua vida e porque foi parar em uma facção tão oposta a sua original. Embora eu não veja muita diferença entre a narrativa da Tris para a do Quatro (descobri isso em Convergente e foi bem irritante, pois praticamente parecia a mesma pessoa narrando), foi interessante ter essa nova perspectiva.

No final, era um livro interessante, com uma ótima proposta, mas que, ao meu ver, se perdeu no decorrer da saga. Ao contrário do que muitos dizem, nunca vi como uma cópia de Jogos Vorazes, para mim, existia espaço mais que suficiente para as duas sagas, mas desde péssimos roteiros até uma história perdendo sua essência, fui me desencantando por esse universo.



Bom gente, foi isso. Não me odeiem caso tenham gostado dos livros, respeito quem achou fantástico, mas para mim não funcionou. Vamos ver se tenho mais sorte em uma próxima saga.

Beijos

Por: Neilly Lucy

0 comentários:

Postar um comentário