quinta-feira, 12 de novembro de 2015

O lado bom da vida - Matthew Quick

          


         Em "O lado bom da vida" conhecemos Pat Peoples, um homem que acabou de sair de uma instituição psiquiátrica, mas que não se lembra o porquê que estava lá; apenas se lembra que teve um pequeno desentendimento com sua esposa Nikki e que ela pediu um "tempo de separados".
          Pat chama a instituição psiquiátrica de "lugar ruim" e diz que lá as pessoas não conseguem enxergar o lado bom da vida e finais felizes, então ao voltar para casa ele resolve se tornar um novo homem, cuidando da aparência, fazendo exercícios e tentando ser uma pessoa melhor, assim como ele próprio diz  "Estou praticando ser gentil em vez de ter razão". E tudo isso para reencontrar sua ex-esposa. Com isso Pat volta a se relacionar com seus antigos e acaba conhecendo Tiffany, uma mulher meio manipuladora e que apresenta tantos problemas emocionais quanto ele, sendo assim, os dois (depois de Pat tentar se livrar dela muitas vezes) se tornam amigos a partir de algumas trocas de interesses e informações.
         Com o decorrer da história você vai conhecendo melhor os personagens, a família de Pat, o fanatismo de futebol de seu pai ( o que acaba interferindo em seu humor), o seu terapeuta - o Dr. Patel-  e o que aconteceu para que ele fosse internado no "lugar ruim".
            O livro é narrado em primeira pessoa, então você entende o que se passa dentro da cabeça do Pat, conseguindo acompanhar todo o desenvolvimento e sentir de forma mais próxima os surtos e frustrações dele, além das partes felizes, claro.  E ao tentar ser uma pessoa melhor, ele resolve ler todos os livros que Nikki lia para seus alunos, logo podemos contar com a indicação de vários outros títulos ( além de nos divertir com a sua reação ao final de cada livro e alguns Spoilers ).
              Temos uma adaptação para cinema lançada em 2013, onde Bradley Cooper é o Pat e Jennifer Lawrence é a Tiffany. O filme não é totalmente fiel ao livro, pois alterou algumas (muitas) partes, incluindo até o nome do personagem e ocultou outras, Entretanto se for assistir como se não tivesse relação com o livro, o filme é muito bom e já concorreu / foi indicado a vários prêmios.

Por Júlia Bueno.  

2 comentários:

Unknown disse...

Amo esse livro. Assim que li corri para ver o filme e adorei também. Pode não ser o mais fiel, mas achei que os atores foram excelentes. O Pat é muito cativante ♥


ourbravenewblog.weebly.com

A Chave de um Portal disse...

Siim, foi uma ótima escolha para o elenco.

Postar um comentário