quarta-feira, 17 de agosto de 2016

E desaparecemos um no outro - Ivan Jaf

Sinopse: O relacionamento entre Aline e Renato estava indo bem até que o garoto resolveu forçar a barra para a primeira transa. Como Aline não quis ir adiante, Renato espalhou pela escola que havia tirado a virgindade da garota. Inconformada com a situação criada pelo agora ex-namorado, Aline encontra apoio em seu amigo João, que, em segredo, era apaixonado por ela.

Com a proximidade, o sentimento de amizade entre eles muda, e João finalmente poderá se declarar para
sua grande paixão. Porém, tanto Aline como João estão passando por uma fase cheia de dúvidas e de tomadas de decisão. Juntos, eles irão descobrir que possuem muito mais coisas em comum do que era possível imaginar.

Eu fiquei muito feliz em ler esse livro, pois foi uma cortesia que ganhei no Skoob. Embora infanto-juvenil não seja o meu estilo preferido de leitura atualmente, algo me atraiu na capa e na sinopse e foi o motivo pelo qual quis participar do sorteio.

Em “E desaparecemos um no outro”, vamos conhecer a história de Aline e João. Não sei se eu que perdi esse detalhe ou se realmente não foi mencionado, mas não sei dizer exatamente a idade dos personagens, no entanto eu chuto que seja algo entre 14 e 17 anos.

Aline passou por um recente trauma. Ela estava ficando com Renato um colega de turma, o cara mais bonito e que todas as meninas sonham em estar, e um dia ele tenta transar com a garota, mas ela acaba batendo nele e fugindo. O que ela não esperava era que na segunda-feira seguinte, toda classe ficasse sabendo sobre a suposta transa, isso da boca do próprio Renato, e que acabasse gerando um tremendo caos.

No começo não gostei muito da garota, pois ela me pareceu um pouco metida e arrogante. Durante uma briga com sua amiga, o comportamento dela me surpreendeu. Sei que em momentos de tensão, principalmente quando somos jovens, acabamos falando algumas maldades. Depois elas se acertaram e tudo, e tentaram passar uma impressão de algo normal, como se todas as garotas um dia agissem assim, mas não me desceu. Grosseria é grosseria, independentemente de  idade ou amizade. 

João é um garoto tímido, com um problema de baixa autoestima e que tem uma paixão secreta por Aline. Quando toda a confusão ocorre, ele é o primeiro a defender a garota e ficar ao lado dela, mesmo não sabendo a verdade sobre o que aconteceu naquele dia, apenas a versão espalhada por Renato.

O livro trata sobre temas como amor, confiança, sexo e dramas adolescentes. Achei fofo a forma como trouxe à tona as dúvidas e confusões pelas quais todos passam quando estão nessa idade. Embora a discussão sobre a primeira-vez seja o tema central do livro, também achei relevante a questão da autoimagem, como, ao ser jovem, alguns tem uma visão negativa de si mesmos e não conseguem perceber como o mundo os vê de verdade e como, às vezes, tomamos determinadas atitudes apenas para se encaixar em determinado grupo social.

No começo, quando relata a forma como a garota é abordada por Renato e suas fortes investidas para conseguir dormir com ela, para mim pareceu quase uma tentativa de estupro, mas creio que esse seria um tema muito pesado para o gênero. Então a narrativa seguiu por um outro caminho e nos deparamos sobre as consequências daquela ocasião, como foi difícil para ela continuar a ter uma visão inocente de todos os garotos ao se redor e o julgamento de que todos são iguais e querem a mesma coisa. Mas também é um alerta, para mostrar que por mais que tenhamos passado por experiências ruins, existem sim pessoas que merecem nossa confiança.

Ele é narrado em primeira pessoa, com capítulos alternados entre Aline e João. Sendo que em alguns capítulos, temos a visão de cada um sobre determinado acontecimento. Não fica chato nem maçante, na verdade eu considerei bem interessante saber o que passou pela cabeça dos dois em alguns momentos.

É uma linguagem tranquila, uma leitura bem leve e divertida. No fim, adorei o livro e recomendo para quem quer algo simples para descontrair e também para o público que está na faixa etária considerada alvo para esse romance. É interessante ter uma visão de fora de problemas que passamos por dentro.


Beijos!
Por: Neilly Lucy

0 comentários:

Postar um comentário