terça-feira, 7 de março de 2017

[Resenha] Não Se Enrola, Não! - Isabela Freitas

Sinopse: A vida de Isabela dá uma completa reviravolta depois do sucesso de seu blog, Garota em Preto e Branco. Decidida a perseguir seus sonhos, ela abandona o curso de direito, deixa a casa dos pais, em Juiz de Fora (MG), e se muda para São Paulo tão logo conquista um emprego numa badalada revista on-line. Enquanto se adapta aos novos tempos numa quitinete no Baixo Augusta, Isabela escreve seu primeiro livro.
Seria perfeito se no apartamento em frente não morasse o envolvente Pedro Miller e os dois não se embolassem regularmente sob o mesmo lençol. Não, não é namoro. Não, não é apenas amizade. É algo muito mais enrolado, um relacionamento sem um nome definido. Um “isso”, como diz a personagem. Embora não tenha coragem de confessar seus sentimentos, Isabela sabe que está perdidamente apaixonada pelo seu melhor amigo.
Após Não se apega, não e a sequência, Não se iluda, não, Isabela Freitas mostra neste Não se enrola, não os primeiros passos de seus personagens na vida adulta, com toda a independência e as responsabilidades que ela proporciona.

Hellooo People!!!
Como estão?

O que tenho a dizer sobre esse livro: Não é ruim, mas podia ser melhor.
Primeiro, gostaria de esclarecer porque nunca falei dos livros anteriores aqui no blog. Quando li o Não se apega, não! o blog ainda não havia sido criado e quando li a continuação, mesmo já tendo o blog, por algum motivo fiquei receosa de comentar. Então, por que cargas d’água decidi vir falar logo do terceiro? Bom, eu queria muito mesmo comentar com alguém.

Eu fiquei muito tempo sem saber como avaliar esse livro para mim mesma. Tive a sensação de que foi o mais fraco da série. Eu amei os outros dois livros, mas senti falta de algo na narrativa deste. Os outros livros tinham a característica marcante de um “auto-ajuda”, com os conselhos divertidos e tocantes, realmente me fizeram refletir sobre muitas coisas. Mas nesse livro ela quis trabalhar mais com o romance entre a Isabela (personagem) e o Pedro, ponta que havia ficado solta do livro anterior. E achei que foi aí que ela pecou.

Achei que foi tudo muito corrido, ela não desenvolveu de fato os personagens, as situações. Parecia tudo muito raso. E outra coisa que me incomodou um pouco é que ela descreve a personagem como uma mulher de 24 anos, decidida e independente, mas as atitudes da Isabela não passam nem perto dessas características. Sério gente, alguém me diz se mesmo quando a gente chega a essa idade, a gente continua fugindo e se escondendo do cara que a gente gosta? Porque se for assim, eu desisto de amadurecer desde agora.

"O legal de tomar caminhos errados é que a gente sempre pode parar e dizer: 'Ei, por que você tá aqui mesmo? Você não é um robô! Assuma o controle da sua vida e mude."

Em muitas partes do livro, ela prega que não tem problema estar perdido, que mesmo adultos, às vezes nós duvidamos de nós mesmo, temos vontade de chorar e de pedir colo da mãe. Mas o problema aqui não foi esse, o problema é que ela (personagem) não consegue lidar com os problemas. Ela literalmente foge deles o livro todo.


Porém, não me levem a mal. Ele tem sim suas partes boas, os conselhos e as palavras capazes de acalmar qualquer pessoa e fazer você sentir que não é a única louca no mundo e que para tudo pode se achar uma solução, ainda estão presentes.

"Para começar, achar o amor da sua vida é muito fácil: basta se olhar no espelho."

Outra coisa que também gostei foi que ela colocou alguns aspectos da sua própria mudança para São Paulo (quem a acompanha pelo Snap e Instagram consegue reconhecer) e isso tornou uma parte das situações mais reais.

Resumindo, é um livro que você pode sim gostar, se não for com muita sede ao pote como eu (infelizmente) fiz. É uma leitura tranquila, que você pode finalizar em um dia e é capaz de distrair sua mente. Cabe a vocês decidir se vale a pena

"O tempo passou e percebi que somos todos incompreendidos, que estamos todos lutando, o tempo todo, para vencer nossos monstros e nossos defeitos [...]"

Beijos,
Por: Neilly Lucy

0 comentários:

Postar um comentário